Histórico

Sobre a ALACS

A ALACS é uma entidade cultural com estatuto e regimento próprios.  Tem por finalidade a preservação, o desenvolvimento e a divulgação das letras, artes e ciências, promovendo a integração regional, o avanço do processo educacional, o cultivo das humanidades e da cultura da paz. São integrantes da Academia os seguintes municípios: Imbituva, Prudentópolis, Rio Azul, Mallet, Teixeira Soares, Guamiranga, Fernandes Pinheiro, Ivaí, São João do Triunfo, Ipiranga, Inácio Martins e Irati. Foi instalada em 22 de novembro de 2002.

A fundação da ALACS

Aos 09 de julho de 2001, na residência da profª LUIZA NELMA FILLUS, reuniram-se vários escritores a pedido do prof. FRANCISCO FILIPAK, que naquela ocasião representava a Academia Paranaense de Letras, entidade que estava em processo de estimular a criação de Academias de Letras e Artes em várias cidades do Paraná. A sra. CLOTILDE FILIPAK, esposa do acadêmico da APL, historiou as cidades que já haviam instalados suas academias e outras que desenvolviam esforços neste sentido, mencionando várias no oeste paranaense. Disse o prof. Filipak que as academias  favoreciam  novos escritores, estimulando-os ao estudo e à pesquisa e que, ainda, visava reunir esforços, congregar, promover estudos sobre letras e história e valorizar os escritores da comunidade. Como o prof. Filipak havia mencionado o vínculo de algumas academias com Universidades, usou a palavra o prof. ALDO NELSON BONA que prontamente dispôs do espaço da Universidade do Centro-Oeste do Paraná, entendendo que a Academia poderia estar ou não vinculada à UNICENTRO, onde exercia a chefia do Campus. Após vários presentes discorreram sobre a questão, formou-se Comissão Provisória, assim definida:

Presidente: profª LUIZA NELMA FILLUS; Vice-pres.: Prof. JOSÉ MARIA ORREDA e membros o Prof. ALDO NELSON BONA, IOLETE BINI CORDEIRO e NAIADE RIBEIRO DE CAMARGO. Neste dia o Prof. Orreda sugeriu que a Academia fosse denominada Academia de Letras, Artes e Ciências de Irati. Ficou decidido que houvesse alguns contatos com pessoas interessadas e que enviassem currículos para análise com interesses de participar da Academia. Alguns prazos foram sugeridos para o andamento dos trabalhos. Naquele dia foi lançado em Irati o livro “O Colar de Âmbar Amarelo”, da escritora Monica Grichinski Filipak, que resgatava as raízes polônicas da família.

As primeiras reuniões da Comissão Provisória trataram de elaborar prévia lista de patronos e patronas, além de elaborar estatuto provisório.

Aos 13/08/2001 a profª. LUIZA e o prof.  NELSON representaram a Comissão Provisória em reunião da AMCESPAR em Prudentópolis, onde lançaram a ideia aos prefeitos e convidaram todos para o lançamento da entidade.

Em reunião aos 15 de agosto de 2001, na Unicentro, o debate sobre o nome da Academia (com sugestões de Academia de LETRAS, ARTES E CIÊNCIAS DE IRATI, DO CENTRO-SUL ou DO SUL), estatuto, histórico e a extensão da Academia às cidades pertencentes à AMCESPAR foram temas muito discutidos entre os presentes, tendo vários convidados expressado suas ideias.

Na reunião seguinte decidiu-se que a C.P. visitaria todos os municípios para estabelecer contato e divulgar a ideia, além de buscar representantes dos mesmos nos assentos da Academia.

Aos 30/08/2001 nova reunião em Prudentópolis e envolvimento de artistas, escritores e professores. Com a mesma intenção reunião aos 06/09/2001 em Rebouças, na Câmara Municipal. Assim aconteceu também em Teixeira Soares em reunião aos 11/09/2001. Aos 12/09/2001 em Imbituva se cumpriu o objetivo com outra reunião. O mesmo aconteceu em Rio Azul aos 14/09/2001 e em Fernandes Pinheiro aos 17/09/2001.  No dia 20/09/2001 aconteceu a Reunião Solene de Lançamento da proposta da Fundação da Academia de Letras, Artes e Ciências do Sul do Paraná. Compareceram diversas autoridades locais e regionais e representantes de todos os municípios da região centro-sul do Paraná. O auditório da Unicentro estava lotado e muitos pronunciamentos e decisões tomadas acerca da formatação e posse dos primeiros acadêmicos.

Aos 10/10/2001 reunião convite em Guamiranga, com boa participação de público. Com o mesmo objetivo, reunião em Inácio Martins aos 16/10/2001, também com participação de muitas pessoas. Em São João do Triunfo a reunião com os mesmos objetivos aconteceu aos 18/10/2001. Novamente boa participação. Em Mallet reunião aos 22/10/2001. Em Ipiranga aos 29/10/2001.

Na 29ª reunião da C.P., foi anunciado a abertura dos envelopes de inscrições para a composição dos membros efetivos. Nesta reunião decidiu-se pela mudança do nome de reconhecimento da academia, devendo chamar-se Centro-Sul do Paraná.

Aos 27 de novembro de 2001, na 30ª reunião da Diretoria Provisória falou-se da escolha preliminar de nomes para escolha dos patronos. Luiza Nelma Fillus comunicou sua presença na instalação da Academia de Letras de Guarapuava, já representando a ALACS. Prof. Aldo apresentou minuta do anteprojeto do estatuto. Poucos municípios  apresentaram sugestões de patronos e a Diretoria entendeu acatar a ideia de ela mesma fazer as escolhas.

Na 31ª reunião, aos 27/02/2002, a presidente considerou urgente as reuniões em todos os municípios e completar o anteprojeto do estatuto. Sugeriu a data de 21 de setembro para a instalação da ALACS.

Aos 20/03/2002 nova reunião levou a um calendário de visitas nos municípios de abrangência da ALACS. O prof. Orreda pediu para falar em todas elas a respeito do Projeto Cidade Educadora.

Na 34ª reunião, em Prudentópolis, ficou definido que a data limite para entrega de currículos seria no dia 15/04.

Sucederam-se reuniões em municípios vizinhos para finalizar o projeto e divulgar os trabalhos. Outras reuniões aconteceram para ajustes e nova data final para envio de currículos, devendo estar tudo definido até o dia 30 de maio.

Importante reunião aos 29/08, na Unicentro, onde definiu-se o estatuto, incluindo-se a função de Vogal e de Diretor de Memória e Divulgação como parte da diretoria.  Também se decidiu pelo nome da profª. LUIZA NELMA FILLUS para a presidência da ALACS, bem como do prof. ANTONIO JOSÉ DE ARAÚJO para vice-presidente. Também decidiu-se pela edição de um jornal com informações da ALACS, um breve currículo dos acadêmicos a tomarem posse, agora decidido para o dia 23/11/2002. Fez-se sorteio das cadeiras, excetuando-se as 3 primeiras, reservadas para LUIZA NELMA FILLUS, JOSÉ MARIA ORREDA E FRANCISCO FILIPAK. Assim completaram-se as primeiras 25 cadeiras. Prof. Orreda acentuou o acerto quanto à abrangência das cidades que agora a compõem, pois visa a integração e fortalecimento cultural da região. Sugeriu, para simbolizar esta união, o mote ‘FONS ET ORIGO”, utilizada para designar nascedouro ou causação de algo, justificando que a ideia de origens é obrigatória no início de um estudo histórico. Em tempo, depois de já haver optado pela cor azul para a pelerine, depois verde-musgo, e agora, não encontrando o tecido desta cor, optou-se pela cor bordô escuro. Também se definiu todos os cargos da diretoria, sendo: Presidente: prof.ª LUIZA NELMA FILLUS; vice-presidente: Prof. ANTONIO JOSÉ ARAÚJO; diretora-secretária: prof.ª EDINA CABRAL BÜHRER; diretor-tesoureiro: HERCULANO BATISTA NETO; diretora de memória e divulgação: SANDRA MARIA MOSSON, diretora vogal: prof.ª CLEUSI TERESINHA BOBATO STADLE; Comissão de acompanhamento fiscal: Prof. JOSÉ MARIA ORREDA,  Dr. LUIZ ALBERTO CONTI e PEDRO DE ALMEIDA GARRET SOBRINHO. Ainda nesta reunião ficou inclusa a futura acadêmica prof.ª CLÁUDIA MARIA SCHEIDT.

Aos 12/11/2002, reunião para apronto nas dependências da UNICENTRO. Os detalhes finais foram ajustados. organização, cerimonial, revista, lançamento de livros, familiares e convidados. Foi sabido que teriam dificuldades para assumir no dia 23 o Prof. Newton Sabbá Guimarães, Denise Stoklos por problemas de agenda e Pedro de Almeida Garret por estar hospitalizado. Nesta reunião foi transcrito em Ata a redação do Estatuto da ALACS que fora registrado no Cartório de Registros de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas de Irati em 6 de novembro de 2002, protocolo nº 1669, registro nº 497, Livro A-5, fl 131.

Nele consta, além das normativas, também os patronos e patronas das 40 cadeiras, e ainda, os 26 acadêmicos fundadores e suas respectivas cadeiras.

No dia 23/11/2002, depois de muito trabalho da Comissão Provisória, aconteceu a instalação da ALACS. Às 17h, no Anfiteatro Denise Stoklos, no Campus da UNICENTRO, em Irati (PR), deu-se a Cerimônia com a mesa de autoridades (……)

No dia 22/11/2003 sessão solene deu posse a novos acadêmicos, fazendo com que a ALACS agora tivesse praticamente representantes de toda a região. Esta sessão aconteceu também na UNICENTRO.  Isoladamente, aos 20/08/2005, também tomou posse o Prof. Newton S. Guimarães, ocupante da cadeira nº 25. O ato aconteceu na mesma cerimônia que premiava o médico Dr. Luiz Fornazzari com o troféu COLMEIA DE OURO. Aos 16/08/2014, em sessão muito participada, na Câmara Municipal de Irati, aconteceu a 4ª sessão de posse, onde a ALACS acolheu 5 novos acadêmicos.  Completando as sessões de posse, aos 24/11/2018, tivemos na Câmara Municipal de Irati posse de 8 acadêmicos. E, ainda, posse para o primeiro acadêmico a ocupar a condição de Acadêmico Correspondente. Hoje, das 40 cadeiras da ALACS, apenas 3 estão vacantes.

          (Síntese elaborada  por Herculano Batista Neto)

O professor José Maria Orreda, um apaixonado pela ideia e que foi acadêmico fundador, assim resumiu o início da ALACS:

“A proposta de fundação de uma academia de letras em Irati aconteceu em 9 de julho de 2001, através do professor Francisco Filipak, em nome da Academia Paranaense de Letras, presidida pelo historiador Túlio Vargas, na sequência do programa de instalação de entidades similares nas grandes e médias cidades, com o objetivo de integração cultural do Paraná.

Naquela data constituiu-se uma Comissão provisória encarregada de articular os primeiros passos e promover a fundação da academia, já então de letras, artes e ciências, constituída pela professora Luiza Nelma Fillus (presidente), professor José Maria Orreda (vice), professor Aldo Nelson Bona, Naiade Ribeiro de Camargo, Iolete Bini Cordeiro e professora Rosanna Rita Silva.

Em 2001, 20 de setembro, em Riozinho, na UNICENTRO, realizou-se o ato solene de lançamento do projeto e abertura de inscrições, já definido, através do professor Aldo Nelson Bona, diretor do Campus de Irati, apoio da Universidade à entidade em formação.

A Comissão Provisória transformou-se em Diretoria Provisória e percorreu a região, pois a estratégia adotada foi no sentido de regionalizar a Academia, elaborou o estatuto, pesquisou nomes de patronos, mobilizando a área cultural e educacional de alcance da UNICENTRO, em busca de nossas raízes históricas, etnográficas e culturais.

Municípios convidados à participação: Imbituva, Prudentópolis, Mallet, Rio Azul, Rebouças, Inácio Martins, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Guamiranga, São João do Triunfo, Ipiranga e Ivaí.

Em 2001 foram realizadas 30 reuniões, sendo 17 da diretoria e 13 nos municípios da região, com 245 participantes. Em 2002, mais 11 reuniões da diretoria e sete na região, com 172 presenças, além de 5 encontros de acadêmicos para aprovação do estatuto, brasão, detalhes da pelerine, convites, solenidades, etc.

O anteprojeto do estatuto foi elaborado pela professora Rosanna Rita Silva e o brasão pelo acadêmico Herculano Batista Neto.

A escolha dos acadêmicos se fez entre os candidatos que livremente se inscreveram e tiveram seus nomes aprovados mediante análise da obra, avaliando-se a sua consistência, qualidade e reconhecimento comunitário.”

A ALACS, como prevê seu estatuto, é uma instituição cultural, cujo objetivo é o cultivo das Letras, Artes e Ciências e segue o exemplo clássico, dispondo de 40 cadeiras. O termo “academia” remonta à Academia de Platão, escola fundada pelo célebre filósofo grego nos jardins que um dia teriam pertencido ao herói Akademus (donde vem o nome).

O mote que foi aprovado e que faz parte do brasão, “FONS ET ORIGO”, como “dizia-se em latim para designar nascedouro ou causação de algo.”

A ALACS tem por finalidade, segundo o artigo 2º do estatuto, a preservação, o desenvolvimento e a divulgação das letras, artes e ciências, promovendo a integração regional, o avanço do processo educacional, o cultivo da humanidade e a cultura da paz.

Ao longo destes anos a Academia teve algumas Sessões de Posse. A primeira acolhendo os acadêmicos fundadores e, depois, para novos acadêmicos, pois na primeira sessão foram ocupadas 26 cadeiras.  Já foram ocupadas algumas cadeiras pela 2ª vez, visto que alguns acadêmicos já não estão entre nós.

A Acadêmica professora Luiza Nelma Fillus foi eleita 1ª presidente e nesta função permaneceu por aproximadamente 13 anos. Depois ocupou o cargo o acadêmico Herculano Batista Neto, que permanece até os dias de hoje. A eleição é anual, buscando fazê-la próximo ao aniversário da entidade.

Vários encontros foram promovidos e constantemente continuam a sê-lo, em Irati e nas cidades que fazem parte da ALACS. As atividades são diversas e quando não partem da própria ALACS em seu planejamento anual, são iniciativas dos próprios acadêmicos.

Em 2004 a ALACS criou o Prêmio COLMEIA DE OURO, para homenagear vultos que foram destaque no âmbito das Letras, Artes e Ciências, ou mesmo, no sentido humanitário e liderança comunitária em Irati. Similarmente foram criados o Prêmio O IMBITUVENSE (Imbituva) e APLAUSO (Rebouças) para justa homenagem aos munícipes destas respectivas cidades.

A Academia possui uma revista com edições não regulares e informativos, dentro das possibilidades, anuais.  Outros projetos já fazem parte do cotidiano do município de Irati como o IRATI EM IMAGENS, que consta de Concurso Fotográfico e de Vídeo em parceria com o Prefeitura Municipal de Irati. Também em parceria com a Rádio Cultura o Projeto “CADA RUA UMA HISTÓRIA”, faz uma justificativa histórica das principais ruas da cidade de Irati. Outro projeto com sucesso já por alguns anos é o CICLO DE PALESTRAS, onde externamos convite para nomes do nosso meio cultural palestrar assuntos de conhecimentos e interesse culturais.

Em 2007 a ALACS foi a anfitriã do 2º Encontro das Academias de Letras, Ciências e Artes do Paraná e fará em 2022 o 17º encontro aqui em Irati para comemorar o marco de seu 20º aniversário. Os símbolos que a ALACS tem são: Brasão, Hino, Bandeira, Estandarte e Selo (ainda não concluído).

Para cada cadeira, seguindo-se a normativa clássica, um patrono foi escolhido. Privilegiou-se os vultos regionais que muito fizeram e marcaram a história de seus lugares.

A ALACS procura, ao longo de sua existência, resgatar e valorizar sua história, sua memória, buscando através dos representantes da sua área de abrangência, assegurar que nossos valores não se percam. Letras, Artes e Ciências e tudo o que concerne aos valores humanitários. Nossa aldeia é aqui e buscamos assegurar este patrimônio.

Acadêmicos fundadores

CADEIRA

NOME DE ACADEMICO

NOME DE PATRONO

01

Luiza Nelma Fillus

Virgílio Moreira

02

José Maria Orreda

Mercedes Braga

03

Francisco Filipak

Dom Pedro Filipak

04

Naiade Ribeiro de Carmago

Epaminondas Camargo

05

Herculano Batista Neto

Pe. Wenceslau Szuniewicz

06

Rosanna Rita Silva

Ruy Christovan Wachowicz

07

Elenita Woiciechowski

Madre Anatólia Tecla Bodnar

08

Michiko Nakai de Araujo

César Lattes

09

Édna Aparecida Cabral Bührer

Foed Castro Chamma

10

Sebastião Aglacir Ignes de Miranda

Júlio Cesar de Souza Araújo

11

Luiz Alberto Conti

Geraldo Ribeiro de Carvalho

12

Iolete Bini Cordeiro

Pe. Marcelo Mota Carneiro

13

Ingrid Aparecida Ditzel Felchak

Silvio Francisco Ribeiro

14

Claudete Basen

Dário Araújo e Silva (Primo Araújo)

15

João Maria da Silva

Eny Caldeira

16

Antonio José de Araujo

Daisaku Ikeda

17

Sandra Maria Mosson

Antonio Petrek

18

Alzira Dembiski Bueno

Rosala Garzuze

19

Maria Aparecida Chuchene Baptista

Oscar Leandro

20

Cleusi Teresinha Bobato Stadler

Fidêncio Lemos do Prado

21

Maria Regina Ditzel

Lesek Duszczak

23

Dulce Osinski

Miguel Bacun

24

Cláudia Maria Scheidt

Alfredo Andersen

26

Mônica Grechinski Filipak

Olga Grechinski Zeni

Cerimônias de posse

Acadêmicos da primeira sessão - 23/11/2002

Nomes dos Acadêmicos empossados.

Acadêmicos da segunda sessão - 22/11/2003

Nomes dos Acadêmicos empossados.

Acadêmico da terceira sessão - 16/08/2014

Nome do Acadêmico empossado.

Acadêmicos da quarta sessão - 24/11/2018