Projeto Pró Memória

Projeto Pró Memória

“Uma academia, assim como a arte verdadeira, tem por objetivos recriar o mundo e fazer nascer uma nova aurora no coração da humanidade.”                                      (José Maria Orreda, 2020)

“Como protagonistas e guardiões do nosso passado, devemos ser o maior interessado em deixá-lo registrado”.                                                                                          (Welter, Lucrecia 2017)

“É mais fácil registrarmos o nosso passado enquanto ele nos está presente”.                (Welter, Lucrecia 2017)

“A história de uma instituição se faz também com a história de seus membros e colaboradores”.                                                                                                       (Welter, Lucrecia 2017)

1 – IDENTIFICAÇÃO

Título: PRÓ-MEMÓRIA DA ALACS

a) Instituição Responsável – Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná – ALACS, com sede e domicílio na BR 153, Km 7, s/n, CEP 84505-677, bairro Riozinho, cidade de Irati, estado do Paraná, inscrita no CNPJ/MF: 05.701.538/0001-47, e registrada no Cartório do Registro Civil de Pessoas Jurídicas da Comarca de Irati-PR, sob protocolo nº 1669, registro nº 497, livro A-5, folha 131, em 06 de e novembro de 2002.

b) Pessoa Responsável – Herculano Batista Neto – Coordenador do projeto para a ALACS, fundador da cadeira nº 05 e Presidente da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná – ALACS – 42 (99936-7856) 42 (3423-1055) herculanobneto@gmail.com

1.1 Público Alvo: Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná, seus membros e colaboradores.

Irati (PR) Outubro de 2020

2 – RESUMO

O PROJETO PRÓ-MEMÓRIA DA ALACS é um trabalho de recuperação, organização e disponibilização de informações para compor um banco de dados, onde ficarão guardadas as histórias da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná – ALACS, a de cada um de seus membros, de seus patronos e patronas e a de seus colaboradores. É uma oportunidade de reforçar o perpetuamento oferecido aos acadêmicos e acadêmicas, através de registro permanente, feito por eles próprios, sob a guarda da ALACS.

A história da instituição será registrada simultaneamente por seus presidentes, cada um a seu tempo, considerando-se, entre outros itens julgados importantes, todas as atas do período e o relatório de atividades entregues ao final de cada gestão.

Objetiva-se fixar, preservar, divulgar e guardar a história da entidade, retransmitindo-as às novas gerações através de diferentes suportes empíricos (voz, música, imagem, textos, etc.). Servirá de fonte de pesquisa, estudo de informações contidas nos documentos e produção de conhecimento sobre a instituição, seus membros e colaboradores.

PALAVRAS-CHAVES: Pró-memória. Perpetuamento. Registro. Estudo. Pesquisa.

3 – INTRODUÇÃO

Segundo o dicionário Priberam da língua portuguesa, memória (substantivo feminino) é a faculdade pela qual o espírito conserva ideias ou imagens, ou as readquire sem grande esforço. E pró-memória (substantivo masculino), segundo o mesmo dicionário, é o resumo ou conjunto de notas usado como auxílio da memória para determinado assunto ou em determinada circunstância.

A história de uma instituição é uma construção que traz em si as marcas dos sujeitos que dela fizeram e fazem parte. Através de contribuições interdisciplinares, a memória institucional torna-se uma ferramenta eficiente na criação de sua identidade. Revela-se como um meio eficaz de manutenção das informações que situam a entidade no seu tempo, no meio social e cultural. Na sistematização de dados, a reinterpretação do passado exige total autenticidade para não ferir a credibilidade.

A memória individual é aquela guardada por um indivíduo e se refere às suas próprias vivências e experiências, mas que contém também aspectos da memória do grupo social onde ele se formou, isto é, onde esse indivíduo foi socializado.

A memória coletiva é aquela formada pelos fatos e aspectos julgados relevantes e que são guardados como memória oficial da sociedade mais ampla. Ela geralmente se expressa naquilo que chamamos de lugares da memória, que são os monumentos, hinos oficiais, quadros e obras literárias e artísticas, que expressam a versão consolidada de um passado coletivo de certa sociedade.

As principais instituições e organizações buscam cada vez mais o reaver estratégico da sua história e memória. Nas últimas três décadas, o interesse pelos estudos da História – Memória vem se intensificando tanto no âmbito acadêmico como no empresarial. As primeiras consultorias especializadas em memória institucional surgiram no Brasil nos anos 1980. Na Europa e nos Estados Unidos, essa iniciativa se deu na década anterior.

Uma instituição que não se interessa pelo seu futuro, nem pelo seu passado, que decidiu viver apenas o presente, está fadada a desaparecer, sem deixar traços de sua existência.

A preservação da memória de um escritor geralmente é feita por algum membro de sua família, que não terá acesso à totalidade de suas realizações, tendo guardado, portanto, apenas uma parte de sua produção. Nós que produzimos o presente, que somos seus protagonistas, devemos ser os primeiros interessados em preservar o nosso passado. Afinal, somos parte dele.

4 – APRESENTAÇÃO

4.1 Título: PROJETO PRÓ-MEMÓRIA DA ALACS

4.2 Instituição responsável / Proponente / Coordenadora:

Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná – ALACS– Fundada no dia 23 de novembro de 2002. A instalação da Academia e posse dos seus membros fundadores ocorreu no dia 23 de novembro de 2002. Outros 4 momentos de Sessões de Posse já ocorreram.

A ALACS tem como presidente atual o acadêmico e coordenador deste projeto para a ALACS – Herculano Batista Neto.

4.3 Local/Instituição a ser implantado:

Irati (PR), sede, na Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná – ALACS.

4.4 Apresentação, deliberação e lançamento do projeto:

Em sessão ordinária de número … da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná – ALACS, em……

             4.7 Duração do projeto:

Indeterminado – de caráter permanente.

5 – JUSTIFICATIVA

Hoje vivemos de maneira tão acelerada a ponto de sermos impedidos até de “sentir o tempo passar”. E projetos envolvendo a memória possibilitam aos participantes habitar esse tempo e vivê-lo plenamente, numa relação que pode ser criativa e transformadora.

Para não resumir a memória institucional à coleta de depoimentos, recortes de jornais, livros, coletâneas, exposições ou uma linha de tempo, que são ferramentas imprescindíveis, mas não resumem todo um projeto, faz-se necessária a criação de um Projeto Pró-memória.

O Projeto Pró-Memória é hoje viável graças às novas tecnologias, que tornaram possível fazer filmagens até com um telefone celular ou uma máquina fotográfica simples. Os dados provenientes dessas filmagens podem ser armazenados num simples pen-drive, HD externo, DVD, ou cartão SD, que são mídias de baixíssimo custo. E a estocagem de dados nessas mídias não demanda espaço físico significativo.

Com o projeto implantado, a ALACS fortalecerá a sua identidade institucional, valorizará o capital intelectual e consolidará a cultura organizacional através de um acervo documental de referência e memória.

6 – OBJETIVOS

6.1 Objetivo geral

Coletar, preservar, divulgar e valorizar o patrimônio acadêmico, a memória histórica moral e a herança histórica social de seus membros, bem como a história da instituição e a de seus colaboradores.

6.2 – Objetivos específicos

a) Possuir um acervo documental de referência e memória, para fortalecer a identidade institucional;

b) Valorizar o capital intelectual e consolidar a cultura organizacional;

c) Estabelecer maior articulação entre a ALACS e a comunidade;

d) Reaver a própria trajetória e dar maior visibilidade à ALACS, como parte da sociedade;

e) Criar a cultura de preservação dos arquivos, enriquecendo e engrandecendo a História-Memória da Instituição;

f) Conhecer e valorizar a história da Academia, de seus membros e de seus colaboradores;

g) Respeitar a própria participação e a participação dos outros na construção da história da ALACS.

7 – EXECUÇÃO
Procedimentos metodológicos

7.1.1 Escanear documentos, fotos, publicações em livros e jornais, filmagens, entrevistas, etc, salvando-as em um pendrive ou DVD para que sejam copiados e armazenados em um HD externo;

7.1.2 Ir além de uma simples perfumaria, podendo utilizar-se da metodologia da História Oral e Storytelling: Story (o que?) telling (como?);

7.1.3 Padronizar o material para facilitar as pesquisas;

7.1.4 Cada presidente juntará ao relatório de atividades entregue ao final de sua gestão, cópia das atas e do Plano de Ação referente a reuniões de seu período, fotos, filmagens, documentos, e tudo o mais que julgar importante na construção da memória de seu trabalho;

7.1.5 Todos os membros responderão à entrevista-padrão do Anexo I, entregando-a digitada ou gravada em áudio ou vídeo, com menos de 10 minutos de duração cada parte da gravação, para que não se tornem pesados os arquivos.

8 – DISPOSIÇÕES GERAIS

a) Para o sucesso do programa, faz-se necessário que cada membro da ALACS e seus presidentes tomem a iniciativa de perenizar sua própria história e a história da Instituição, e ajudem quem não tem condições de montar o seu arquivo eletrônico;

b) Ao menos uma vez por ano, deverá ser entregue à ALACS uma mídia atualizada, em substituição à mídia entregue anteriormente;

c) Faz-se necessário juntar ao acervo de cada acadêmico uma cópia do Anexo II, preenchido e assinado, onde o autor da história declara não haver material impublicável na mídia entregue. Implicações jurídicas decorrentes da divulgação dos dados enviados, tais como racismo, improbidades morais, ou condutas impróprias previstas em lei serão de responsabilidade civil do acadêmico;

d) O material recebido deverá ter uma cópia sob a guarda do próprio acadêmico;

e) A vontade de cada membro será sempre respeitada, podendo ele escolher entre participar ou não do projeto.

ANEXO I

Entrevista (roteiro) a ser respondida, podendo algumas perguntas serem alteradas, acrescentadas ou eliminadas, a critério de cada um:

a) Fale de sua origem, de sua família, de sua formação.

b) Desde quando e de que forma se envolveu com a literatura, com as artes e com as Ciências?

c) Quando e como se deu a sua vinda para a ALACS?

d) Qual é a sua temática de escrita? O que gosta de escrever? Conto, romance, ensaio, crônica, poesia? Que modalidade poética? Ou de Artes? Ou de Ciências?

e) Sua atividade profissional lhe atrapalha(va) a inspiração?

f) Como consegue separar o racional (ato de viver) com o emocional (ato de sentir) ao escrever, compor?

g) Qual o seu forte: escrita técnica, dramática, romântica, lírica, filosófica, humorística?

h) Quais são as suas fontes de inspiração? O que lhe motiva a escrever?

i) Tem livros ou outros itens publicados? Quais?

j) Quais os títulos conquistados em sua carreira literária (concursos, prêmios, certificados, diplomas)?

k) E em sua carreira profissional?

l) Desenvolve algum trabalho voluntário? Especifique sua atuação, horas de trabalho, resultados.

m) O que a escrita auxiliou em seu desenvolvimento pessoal?

n) Quem da sua família está ligado ou desenvolve algum tipo de arte? Qual arte?

o) Como gostaria de ser eternizado? Que epitáfio escreveria para si mesmo?

ANEXO II

DECLARAÇÃO E AUTORIZAÇÃO

Pelo presente instrumento, eu……………………………………….. RG…. ……………….e CPF…………., com endereço residencial………………..e eletrônico…………………………., na qualidade de titular dos direitos de autor(a) sobre o material entregue ao Projeto PRÓ-MEMÓRIA DA ALACS, cedo gratuitamente à Academia de Letras, Artes e Ciências – ALACS os direitos autorais sobre o mesmo, e autorizo a sua publicação a qualquer tempo.

Declaro expressamente serem autênticas as informações nele emitidas, pautadas na veracidade de fatos. Declaro também não haver material impublicável na mídia entregue, tais como racismo, improbidades morais, violação de direitos de terceiros, ou condutas impróprias previstas em lei que possam gerar implicações jurídicas, ficando a Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná – ALACS – isenta de quaisquer responsabilidades. Assumo toda responsabilidade civil sobre o material.

Declaro ainda que tenho ciência de que as publicações cedidas pela ALACS têm caráter pro “bono” público enquanto veículo de divulgação acadêmica e/ou conteúdo histórico e, portanto, a presente cessão é totalmente gratuita sem implicar pagamento presente ou futuro.

Autorizo a Comissão de Editoração da ALACS a proceder às modificações e correções para a adequação do texto às normas da publicação.

Assino este instrumento para que surta os efeitos legais necessários.

Irati (PR), _______ de ______________________ de _______

______________________________________________________
NOME