
Membro Fundador da Cadeira Nº 2.
Nasceu em Irati, em 27 de novembro de 1936. Filho de Angela Eulália Brustolin Orreda e Luiz Orreda. Foi casado com Madalena Maria Anciutti Orreda, com quem teve dois filhos: Fabiana Anciutti Orreda e Fernando Anciutti Orreda.
Em 1960, formou-se na Escola de Educação Física e Desportos do Paraná, em Curitiba. Exerceu a função de Inspetor Regional de Ensino de Irati, no período de 1964 a 1968. Foi fundador, diretor e redator do Jornal “O Debate” (1961-1985), periódico que motivou talentos e significativos avanços culturais, políticos e econômicos em Irati e região, durante 25 anos em contínua publicação, alcançando mais de 500 edições.
Em 1967, José Maria Orreda idealizou o Brasão e foi partícipe da idealização da Bandeira do município de Irati, preenchendo uma lacuna cívica de fundamental importância.
Integrou o Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico do Paraná, de 1980 a 2014.
José Maria Orreda honrava profundamente sua cidade, com o coração e o afeto de quem busca chegar a outro céu e outro azul, que ilumina todas as coisas pelo lado de dentro.
Faleceu em 30 de março de 2014.
“Esperança, sonho e consciência são fundamentos da escola, onde a questão principal é a adequação pedagógica no espaço e no tempo. […] Educar é construir modelos ou revelar exemplos de vida, de estudo permanente e fé no futuro da humanidade” (Orreda, 2007).