Nasceu em Curitiba em 25/12/1919. Filho de Wladymiro Duszczak e Josepha Duszdzak. Médico, atuou em diversos municípios da região centro-sul do Paraná. Em Teixeira Soares trabalhou na Secretaria de Saúde da Prefeitura entre 1988 até a sua morte em 07/05/2005. Atuou como médico pelo Sindicato Rural de Teixeira Soares entre as décadas 1980-90, também como professor no Colégio Estadual João Negrão Júnior. Foi de um altruísmo ímpar no exercício da medicina, no trato com as pessoas cultas ou simples, da cidade ou do interior. Exerceu a profissão por puro amor priorizando o paciente sem apego ao remuneratório. A sua clientela o tinha como um anjo beneficente. Sempre de bom humor. Quando alguém se queixava que a situação estava ruim ele brincava dizendo que iria piorar.
Era apaixonado pela astronomia tendo construído seu próprio telescópio.
Sua maior paixão foi indubitavelmente a pintura. Uma biografia praticamente desconhecida, ou pelo menos não escrita e se escrita, não divulgada publicamente, entendida hoje como de urgente resgate, principalmente pelo seu lado artístico, visto a avaliação que se faz da qualidade de sua obra. Filho de pais imigrantes poloneses, poliglota, formou-se em medicina e foi unanimemente considerado um excelente profissional, humanista acima de tudo. Também foi músico (piano). No período que morou em Irati, muitos foram testemunhas de sua técnica e ambiente de trabalho. Como artista plástico, deixou numerosas obras hoje espalhadas por cidades do Paraná e outros estados. Suas obras foram e ainda são objetos de colecionadores e apreciadores da boa arte, preciosidades guardadas e tidas como relíquias por seus proprietários. Trabalhou com óleo sobre tela, sobre tecido e sobre madeira.
Muito de sua obra foi inspiração, mas valeu-se também de reprodução de gravuras, principalmente de épicos de guerra na história mundial e, particularmente polonesa, acrescendo sempre nuances do seu estilo a cada pintura.
O artista Leszek não nominava (não batizava) suas obras, também não se tem conhecimento que assinasse as mesmas, característica que dificulta até a identificação do conjunto de sua obra.